tipos de flanges
Flanges

Tipos de flanges: conheça os principais modelos

Tempo de leitura: 3 minutos

Os flanges são elementos que juntam dois componentes de um sistema de tubulação. Eles são unidos através de parafusos e são montados em pares, permitindo o desmontamento sem a necessidade de quebrá-lo. Esse é um dos principais elementos em um sistema de tubulação, tendo uma extrema importância. Por isso, trouxemos os principais tipos de flanges para que você entenda as suas aplicações e vantagens. 

Flange cego

O flange cego é um dos mais utilizados e o mais encontrado no mercado. Ele conta com um furo no meio e é utilizado nas extremidades de sistemas de tubulação, permitindo a inspeção da linha e sua continuação. Eles são conhecidos por serem usados para fechamento de linhas e seções flangeadas, podendo ser utilizados em diversas condições de temperatura e pressão.

tipos de flanges

Flange com pescoço

O flange com pescoço é desenvolvido a fim de transferir a tensão para a tubulação. Isso faz com que a concentração de pressão em sua base seja reduzida. Eles também são reconhecidos pelo seu pescoço cônico e alta resistência à deformação. A flange com pescoço possui uma extremidade chanfrada e é utilizado para diversas condições de pressão e temperatura, devido à sua estrutura e são conhecidos como elementos de vedação.

Flange orifício

O flange orifício é um dos mais utilizados pela indústria de montagem de placas de orifícios. Os buracos são empregados para medir o vazamento dos líquidos e gases que passam pela tubulação. Uma das vantagens que diferenciam esse tipo de flange das demais é a existência de parafusos adicionais para que a separação dos flanges seja mais fácil na hora da inspeção ou manutenção da placa. 

Flange Lap-Joint

O flange lap-joint, também conhecido como flange solto e é utilizado com um cômodo na inserção stub-end, podendo ser aplicados em tubulações que necessitam de uma desmontagem frequente. Eles podem ser girados e permitem um alinhamento fácil dos furos. Geralmente, é utilizado em montagens de linhas que realizam o uso de pestanas.

tipos de flanges

Flange roscado 

Esse tipo de flange é um dispositivo econômico, possui fácil montagem e é utilizados em várias aplicações industriais. Eles podem ser unidos aos tubos sem precisar de soldas e o seu uso é o mais adequado em médias pressões e temperaturas ambientes. 

Flange raquete

A flange raquete geralmente é instalado em tubulações para obter um bloqueio de fluidos e são colocados até mesmo no lugar de válvulas para locais em que o fechamento precisa ser feito de forma periódica. 

Onde encontrar esses tipos de flanges de aço

Se tem dúvidas como encontrar esses tipos de flanges, a Alconex pode lhe auxiliar na escolha do flange ideal para o seu projeto. Além disso, aqui você encontra tubos, conexões e diversos equipamentos no ramo hidráulico.

Caso quiser saber mais dicas sobre esse segmento, confira mais em nosso blog. Aqui, você encontrará as melhores informações sobre tubos e conexões. Escreva nos comentários as suas dúvidas e até a próxima.

https://kathlenmendes.com.br/blog/wp-admin

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *