Válvulas de retenção
Válvulas

Válvulas de retenção: conheça a importância desse equipamento

Em sistemas hidráulicos, é necessário evitar que a reversão do fluxo aconteça, o que se faz necessário equipamentos de qualidade para essa operação. As válvulas de retenção são responsáveis por realizar esse processo e possui uma grande importância. No texto de hoje, falaremos sobre quais são as vantagens e aplicação desse tipo de válvula. 

Conhecida também como válvula anti retorno ou unidirecional, a válvula de retenção é um dispositivo utilizado para evitar o refluxo em um sistema de tubulação. Ela possui duas aberturas em suas extremidades e  serve para obstruir o fluxo do fluido para uma única direção.

Dessa maneira, a válvula de retenção evita que o líquido circule para o sentido contrário.

Qual a importância das válvulas de retenção nos sistemas hidráulicos?

Esse dispositivo funciona a partir da própria energia que é gerada pelo fluido e se fecha automaticamente. 

Válvulas de retenção

Isso faz com que ela seja ideal para os mais diversos segmentos, como o setor siderúrgico, químico, petroquímico, mineração, sucroalcooleiras, saneamento, refrigeração e até mesmo geração de energia. Sua excelência faz com que ela seja adequada aos mais variados tipos de setores.

Ela possui algumas características importantes como suportar fluidos abrasivos e corrosivos, como ar, vapor, óleos em altas temperaturas e até mesmo água com temperaturas variadas. 

Quais são as vantagens desse tipo de válvula 

  • Evita a drenagem das linhas óleo;
  • Bloqueia picos de pressão;
  • Interrompe o fluxo de óleo no acumulador.

Dessa maneira, é possível identificar que esse tipo de válvula possui diversos benefícios e aplicações, sendo ideal para os mais variados projetos.

Onde encontrar válvulas de retenção?

Saiba que aqui na Alconex você encontra o que há de mais completo quando o assunto é válvulas de retenção e válvulas em geral. Contamos com uma excelente infraestrutura e com equipamentos de ótima qualidade. Teremos o maior prazer em lhe atender e oferecer um serviço de qualidade única. 

Para ficar por dentro de dicas e novidades sobre o setor, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que acontece no setor. Até a próxima!!!!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *